Brian Friedman fala sobre Britney Spears para a OK!

22-04-2011 09:30

Ele tornou Britney Spears uma performer icônica com coreografias inesquecível presentes nos seus videoclipes, como em I’m A Slave 4 U, Overprotected e Toxic. Então, quando Britney ficou pronta para se reconectar com a antiga Britney nos novos videoclipes do álbum Femme Fatale, Hold It Against Me e Till The World Ends, o coreógrafo Brian Friedman foi chamado.

“Recebi um telefonema dizendo: ‘Britney realmente quer trabalhar com você novamente. Você aceita?’”, conta Brian à revista OK!, que começou a trabalhar nos videoclipes um dia após o Natal. “Estamos em lugares totalmente diferentes agora. Crescemos. Quando eu e Britney trabalhamos juntos pela primeira vez, ela tinha 19 anos e eu tinha 20 anos. Agora, estou com 30 anos e ela é mãe de dois meninos. Nós temos diferentes objetivos, energias e prioridades. É ótimo ver o quanto ela cresceu e vê-la com seus meninos, que significam tudo para ela. Muita coisa mudou.”

Brian conheceu Britney quando estava começando sua carreira – ela tinha acabado de lançar seu primeiro single, em seguida, ele virou seu dançarino e, mais tarde, seu coreógrafo. “Brian é realmente quem está por trás fazendo tudo acontecer”, conta Britney.

Depois de cinco anos, Brian estava envolvido em programas de televisão: So You Think You Can Dance (no Brasil, Se Ela Dança, Eu Danço), X Factor e America’s Got Talent (no Brasil, Qual é o Seu Talento?), e Britney estava trabalhando com outros coreógrafos.

Então, como as coisas mudaram, ao longo dos anos, em relação à Britney? “Ela sabe o que quer e então muitas vezes funciona desta forma: ‘Uh, uh. Eu não farei isso’”, conta Brian.“Não que ela não goste da coreografia. Ela até explica: ‘Esse movimento não fica legal no meu corpo. Gostaria de algo mais agradável.’ Então você mostra uma segunda coreografia e ela dirá: ‘Eu gosto dessa forma. Assim é legal.’ Ela é uma dançarina que trabalha em etapas.” Por isso, Brian aprendeu que a melhor forma de ensinar Britney é através do humor. “Me sinto um comediante todas às vezes que trabalhamos juntos”, conta ele. “Nos movimentos onde você se agacha um pouco, eu grito: ‘pegar o cocô!’ Eu sempre uso essas coisas, porque quando você diz pegar o cocô, você lembra de limpá-lo, e na dança, você lembra de agachar, mexer as mãos e colocá-las na cintura.”

Ele também explica porque não será o coreógrafo da Femme Fatale Tour: “Eu quero encontrar artistas pequenos e lançá-los, e por isso não conseguirei colaborar na turnê da Britney. Foi ótimo retornar com ela, e eu estou definitivamente disponível para os novos videoclipes, pois os videoclipes não são trabalhos tão longos.”

A pergunta mais comum que ele responde é “como é trabalhar com Britney Spears?”, mas a resposta nunca muda. “Para mim, Britney Spears é única e ela gosta de trabalhar com poucas pessoas”, conta Brian. “Eu penso que é importante que vocês saibam que não devemos colocá-la em um pedestal, porque o segunda ensaio será estranho.” Mas depois do ensaio, Spears deve ser tratada como um ícone pop e ao mesmo tempo como qualquer outra garota. “Britney é muito simples com seus pedidos”, conta Brian. “Ela gosta de velas de baunilha no quarto. E antes de começar a ensaiar, seu único pedido foi um simples croissant de presunto e queijo.”